Fazendo uma cerveja melhor I ( calculando a agua )

O maior grupo de compras coletivas do Brasil

Fazendo uma cerveja melhor I ( calculando a agua )

Como calcular a quantidade de agua devemos usar na brassagem ?

Já temos muita informação na internet sobre como fazer receitas por isso quero me ater as aspectos mais objetivos desse passo e tentar responder algumas duvidas que não foram devidamente exclarecidas no otimos videos e materiais que facilamente podemos encontrar.

Muita gente já falou sobre isso mas principalmente para principiantes essa informação me parece ainda bem complicada entao vamos tentar facilitar um pouco.

Os principais autores citam com ideal o proporção entre 2.5 e 3 litros de agua por kilograma de malte para iniciar o processo de mosturaçao . Entao se voce vai fazer uma cerveja com 5 kilos de malte precisa de aproximadamente 15 litros de agua mas voce pode até usar um pouco mais nunca menos.

Durante a mostura os grão absorvem liquido que quase equivalem ao seu peso, então podemos considerar que cada kilo de grão absorve 1 litro de agua. Claro que essa é uma projeção aproximada mas serve como base para qualquer receita.

A quantidade de agua também é impactada pela fervura, que durante o processo de ebulição transforma a agua em vapor o que diminui a quantidade de agua em aproximadamente 10% do total por hora de fervura ( dependendo da panela ). Então para fins de calculo se tivermos 10 litros no inicio da fervura ao final teremos 9 litros.

Por último temos que considerar as perdas de agua no fundo da panela, que chamamos de volume de trub e que varia de acordo com o tamanho da panela. Para ter uma noção aproximada tem um pequeno truque, coloque agua na panela usando um vasilhame que você tenha certeza do volume, pode ser um litro ou mesmo 500ml, coloque agua até que o nivel da agua alcance a entrada da torneira, quando começar a sair liquido pela torneira a quantidade na panela será aproximadamente a quantidade de trub que sua panela vai reter.

Então temos a seguinte formula :

Agua total = (( 3 * peso dos grãos ) + ( peso em grãos convertido em litros ) + ( volume de trub )) * 1.1 ( para compensar a perda de liquidos na fervura )

Essa agua será utilizada em 3 estapas: Mostura, Lavagem de grãos e Fervura

Na mostura use no máximo 2/3 da agua total para facilitar a manutenção da temperatura. Use o restante da agua na lavagem dos grãos para maximizar a extração de todos os açucares.

Lembre-se no processo de fervura você terá uma perda de pelo menos 10% a cada 60 minutos então sua agua inicial para o processo de fervura deverá estar acima do que gostaria de retirar em volume final de mosto a fermentar.

Claro que existem métodos muito mais precisos para mensurar a quantidade de agua mas creio que para processos artesanais simples os conceitos descritos podem ser utilizados com sucesso.

Saudações Cerveiras

Cerveja Tech

2,369 total views, 34 views today

Deixe uma resposta